segunda-feira, 26 de novembro de 2012


O hidrogênio é o elemento químico mais leve no Universo encontrado na natureza, mais abundante e o que contém o maior valor energético.É uma fonte de energia renovável, inesgotável e não poluente. Ele compõe 75% da massa do Universo e 90% de suas moléculas, como a água (H2O) e as proteínas nos seres vivos. No planeta Terra, compõe aproximadamente 70% da superfície terrestre. É um gás incolor, inodoro, insípido e muito mais leve que o ar.  Pode também ser gerado da gaseificação do bagaço da cana-de-açúcar, ou de fontes fósseis, como o gás natural, a nafta e outros hidrocarbonetos.
Um exemplo do potencial energético do Hidrogênio está na fonte de energia do Sol - compõe 30% da massa solar. É com a energia do hidrogênio que o Sol aquece a Terra, favorecendo a vida em nosso planeta.
O hidrogênio é menos poluente que os tradicionais combustíveis uma vez que a eletricidade é produzida a partir das pilhas de combustível, sendo o vapor de água o produto da reação. Evita a  emissão de gases de efeito de estufa, colaborando para o meio ambiente.

90% do universo é formado por hidrogênio

Atualmente, a maior parte do hidrogênio produzido no mundo é utilizado como matéria-prima na fabricação de produtos como os fertilizantes, na conversão de óleo líquido em margarina, no processo de fabricação de plásticos e no resfriamento de geradores e motores. 

Produzindo hidrogênio 
Um modo de produzir hidrogênio é por eletrólise, onde os elementos da água, o hidrogênio e o oxigênio, são separados pela passagem de uma corrente elétrica. A adição de um eletrólito como um sal aumenta a condutividade da água e melhora a eficiência do processo. A carga elétrica quebra a ligação química entre os átomos de hidrogênio e o de oxigênio e separa os componentes atômicos, criando partículas carregadas (íons). Os íons se formam em dois pólos: o anodo, polarizado positivamente, e o catodo, polarizado negativamente. O hidrogênio se concentra no cátodo e o anodo atrai o oxigênio. Uma voltagem de 1,24V é necessária para separar os átomos de oxigênio e de hidrogênio em água pura a uma temperatura de 25ºC e uma pressão de 1,03kg/cm2. Esta tensão varia conforme a pressão ou a temperatura são alteradas.
Processos biológicos e fotobiológicos utilizam algas e bactérias para produzir hidrogênio. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário