segunda-feira, 26 de novembro de 2012




As usinas termelétricas geram eletricidade através da energia em forma de calor pela queima de combustíveis renováveis ou não renováveis. A energia  elétrica obtida pela termeletricidade é feita com maiores custos e com maior impacto ambiental, porém a construção de uma usina termelétrica é mais barata que a construção de uma usina hidrelétrica.  A fonte primária  de energia das termelétricas tem de ser extraídas e transportada ou até as vezes importada encarecendo o produto final: a energia elétrica.
A usina tem duas partes, uma térmica onde é produzido o vapor, e outra elétrica onde é gerada a eletricidade. .  A pressão do vapor de água obtido pela queima de carvão mineral, gás ou petróleo, faz  movimentar as pás de uma turbina e cada turbina é conectada a um gerador de eletricidade. Essa energia é transportada por linhas de alta tensão até casas, indústrias, centro de consumo em geral.

Gás natural
O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos no qual o metano tem grande participação, também é encontrado em estruturas sedimentares e pode ou não estar associado ao petróleo. O gás natural é a porção do petróleo que existe na fase gasosa ou em solução no óleo nas condições originais de reservatório, e permanece no estado gasoso em condições normais de temperatura e pressão. É mais barato que o petróleo e bem menos poluente. É utilizado em fogões industriais e residenciais, altos-fornos, automóveis( gás veicular) entre outros. As maiores reservars internacionais estão na Rússia, no Irã, no Catar e na Arábia saudita, já as maiores reservas nacionais estão no Rio de Janeiro e no Amazonas.

Gás natural utilizado na cozinha


Gás veicular 


 Os hidrocarbonetos
São compostos orgânicos formados de carbono e hidrogênio. Resultam da decomposição de plantas e microrganismos soterrados entre camadas de rochas sedimentares por sentenas de milhões de anos.
A queima de hidrocarbonetos, como seu petróleo e seus derivados (gasolina, óleo diesel, óleos combustíveis), o gás natural e o carvão natural liberam energia. Esses combustíveis fósseis tem sido fundamentais para a expansão de atividades capitalistas consideradas vitais como a indústria e a agricultura.

Carvão mineral
Originou-se de decomposição de restos de grandes massas de microrganismos e sobretudo, de vegetais que foram soterrados por toneladas de sedimentos (como areia e pedras), acerca de 350 milhoes de anos na Era Paleozóica. Com tempo, os sedimentos formaram espessas camadas de rochas sedimentares, e os depósitos orgânicos transformaram-se em carvão, gás ou petroleo. Quando puro, o carvão consiste em carbono, uma substancia solida e escura formada na ausência de oxigênio. Na natureza a composição do carvão mineral varia conforme a idade geológica da jazida. Existem diferentes tipos de carvão mineral, cuja características variam conforme seu estado de desenvolvimento:
-Primeiro estado de desenvolvimento do carvão: Turfa. Possui o menor teor de carbono( 55%) e, portanto, o menor poder calorífero.
- Segundo estágio: Hulha. Mais abundante e mais consumido., apresenta teor de carbono de 75% a 90%; bastante utilizado na produção de coque (carvão siderúrgico).
-Terceiro estágio: Antracito. Possui de 90% a 96% de carbono, apresentando maior poder calorífero; é o melhor e o mais raro pois corresponde a apenas 5%  do consumo mundial.




Universo composto com 90% de hidrogênio
Carro abastecido com hidrogênio: uma nova tecnologia
Molécula de hidrogênio




O hidrogênio é o elemento químico mais leve no Universo encontrado na natureza, mais abundante e o que contém o maior valor energético.É uma fonte de energia renovável, inesgotável e não poluente. Ele compõe 75% da massa do Universo e 90% de suas moléculas, como a água (H2O) e as proteínas nos seres vivos. No planeta Terra, compõe aproximadamente 70% da superfície terrestre. É um gás incolor, inodoro, insípido e muito mais leve que o ar.  Pode também ser gerado da gaseificação do bagaço da cana-de-açúcar, ou de fontes fósseis, como o gás natural, a nafta e outros hidrocarbonetos.
Um exemplo do potencial energético do Hidrogênio está na fonte de energia do Sol - compõe 30% da massa solar. É com a energia do hidrogênio que o Sol aquece a Terra, favorecendo a vida em nosso planeta.
O hidrogênio é menos poluente que os tradicionais combustíveis uma vez que a eletricidade é produzida a partir das pilhas de combustível, sendo o vapor de água o produto da reação. Evita a  emissão de gases de efeito de estufa, colaborando para o meio ambiente.

90% do universo é formado por hidrogênio

Atualmente, a maior parte do hidrogênio produzido no mundo é utilizado como matéria-prima na fabricação de produtos como os fertilizantes, na conversão de óleo líquido em margarina, no processo de fabricação de plásticos e no resfriamento de geradores e motores. 

Produzindo hidrogênio 
Um modo de produzir hidrogênio é por eletrólise, onde os elementos da água, o hidrogênio e o oxigênio, são separados pela passagem de uma corrente elétrica. A adição de um eletrólito como um sal aumenta a condutividade da água e melhora a eficiência do processo. A carga elétrica quebra a ligação química entre os átomos de hidrogênio e o de oxigênio e separa os componentes atômicos, criando partículas carregadas (íons). Os íons se formam em dois pólos: o anodo, polarizado positivamente, e o catodo, polarizado negativamente. O hidrogênio se concentra no cátodo e o anodo atrai o oxigênio. Uma voltagem de 1,24V é necessária para separar os átomos de oxigênio e de hidrogênio em água pura a uma temperatura de 25ºC e uma pressão de 1,03kg/cm2. Esta tensão varia conforme a pressão ou a temperatura são alteradas.
Processos biológicos e fotobiológicos utilizam algas e bactérias para produzir hidrogênio. 


Energias 

Podem ser renováveis e não renováveis. A energia renovável é inesgotável pois pode se regenerar por meios naturais, como o vento. Já a energia não renovável tem prazo útil, uma vez usada e esgotada ela não se regenera, simplesmente acaba, como o urânio que é usado na energia nuclear .
Vamos falar um pouco mais sobre uma energia renovável e não renovável, respectivamente, hidrogênio e termelétrica. 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Parque Estadual do Forno Grande

Criado em 31/10/60 como Reserva Florestal, passou a Parque Estadual do Forno Grande em 1998, objetivando a conservação da fauna e flora locais, além de preservar parte da mata atlântica. O Parque Estadual do Forno Grande (PEFG) protege o segundo maior ponto culminante do Espírito Santo, o Pico do Forno Grande, com 2.039m, compreendendo uma área de 730 hectares. 

Imagens do parque estadual do forno grande

Placa na entrada da mata
A nossa turma do 2°V01 visitou o parque junto com o professor Fábio Scaramussa com o intuito de observar as mudanças climáticas presentes na mata. Logo no começo ao adentrar a remanescente, percebemos a queda da temperatura.  Durante a subida, foi ficando mais difícil respirar, devido ao ar que estava mais rarefeito e a pressão atmosférica maior.Também pudemos notar a umidade do ar dentro da trilha, devido a evapotranspiração.




A floresta é fonte de água limpa


Turma do 2 °V01



Alto do parque




segunda-feira, 24 de setembro de 2012


Prezados habitantes do século 20,
vivemos no ano de 2070 época de muita dificuldade, pois não há água suficiente para as necessidades diárias de todos como há no seu tempo.
Não podemos tomar banho no chuveiro, lavar a louça, escovar os dentes, quiça utilizar o vaso sanitário, pois não há água na rede de esgoto, e nem nas torneiras.
Não podemos beber água a vontade, há uma lei estabelecida pelo governo na qual não podemos receber mais que meio copo d' agua por dia. A água está mais preciosa que o ouro que vocês apreciam tanto.
Há milhares de pessoas morrendo por falência dos rins, devido a falta de água, e mais milhares morrendo por exposição demasiada aos raios ultravioletas. Lembro-me que em sua época a camada de ozônio não estava tão deteorizada e fina, além do mais havia florestas para amenizar o clima. 
Não há ar limpo ou florestas hoje, vocês tinham matas exuberantes mas nós não a preservamos o suficiente e hoje nada nos resta.
Essa tragédia é resultado desta sociedade consumista e moderna de vocês, que esgotaram todos os recursos naturais existentes nesse planeta e hoje pagamos pelo preço alto de nossos atos, o que nos resta... 
Espero que cuidem do nosso planeta!
Atenciosamente, Isabela e Suzana.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Tela

Ainda no começo...











Alunas Suzana e Isabela na produção da tela. 

Tela finalizada! 
O objetivo era retratar uma foto escolhida na tela usando tinta e restos de floresta (sem agredí-la)
A foto escolhida foi uma da bromélia, que representa bem a Mata Atlântica. O nome da obra é '' Perfeita Simetria''  pois é isso que a floresta é, perfeita.




sábado, 1 de setembro de 2012

Até que a ultima gota seque..




Prezados habitantes do século 20,
vivemos no ano de 2070 época de muita dificuldade, pois não há água suficiente para as necessidades diárias de todos como há no seu tempo.
Não podemos tomar banho no chuveiro, lavar a louça, escovar os dentes, quiça utilizar o vaso sanitário, pois não há água na rede de esgoto, e nem nas torneiras.
Não podemos beber água a vontade, há uma lei estabelecida pelo governo na qual não podemos receber mais que meio copo d' agua por dia. A água está mais preciosa que o ouro que vocês apreciam tanto.
Há milhares de pessoas morrendo por falência dos rins, devido a falta de água, e mais milhares morrendo por exposição demasiada aos raios ultravioletas. Lembro-me que em sua época a camada de ozônio não estava tão deteorizada e fina, além do mais havia florestas para amenizar o clima. 
Não há ar limpo ou florestas hoje, vocês tinham matas exuberantes mas nós não a preservamos o suficiente e hoje nada nos resta.
Essa tragédia é resultado desta sociedade consumista e moderna de vocês, que esgotaram todos os recursos naturais existentes nesse planeta e hoje pagamos pelo preço alto de nossos atos, o que nos resta... 
Espero que cuidem do nosso planeta!



Atenciosamente, Isabela, Suzana e Gustavo.





segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Taxidermia




É o processo em que somente a pele do animal é conservada. O taxidermista a preenche com um manequim de poliuretano. Animais taxidermizados dessa forma duram para sempre. Essa técnica é muito parecida com a que os egípcios usavam para conservar os corpos naquela época.




Alguns animais parecem estar vivos, devido a conservação do mesmo.